Chegou outubro, e com ele a Campanha Outubro Rosa. Mas você sabe o que é essa campanha? Vamos falar um pouquinho sobre ela:
O que é o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha que visa alertar toda a sociedade, em especial as mulheres, para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Apesar de não ter plena eficiência, a campanha incentiva o autoexame, que consiste no toque das mamas realizado pela própria mulher.
Este exame, como eu disse, não tem plena eficiência e o exame de mamografia é indispensável para um correto e preciso diagnóstico.
O Outubro Rosa deu seus primeiros passos em Nova York (EUA) em 1990, ganhando ênfase a partir de 1997 nos Estados Unidos e atualmente acontece em vários lugares do mundo no mês de outubro. No Brasil o Outubro Rosa é bastante divulgado em campanhas publicitárias por parte dos órgãos públicos e ganha o apoio total da mídia em geral.
Esta campanha é dedicada exclusivamente ao câncer de mama porque este é o tipo de câncer mais comum e o que mais mata mulheres em todo o mundo.
O símbolo desta campanha é o laço na cor rosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é a importância desta campanha?
Como acontece com a maioria dos cânceres, o câncer de mama quando identificado logo no inicio tem muito mais chances de cura, além disto, quando em fase avançada, este tipo de doença obriga a mutilação do corpo feminino, isto é, a mulher diagnostica com o câncer, se em estado avançado, é obrigada a retirar parte ou todo o seu seio afim de literalmente eliminar as células com o tumor. Claro que, isto causa um grande trauma na mulher. Quando diagnosticado e tratado logo no inicio a chance de preservar a mama é imensuravelmente maior.
Por que as mulheres não podem ignorar esta campanha?
Como já citado anteriormente, a chance de cura do câncer de mama - mas não só do câncer de mama, como de vários outros tipos de cânceres - é muito maior quando identificado logo no incio da doença, além de tornar o tratamento menos invasivo. Neste tipo de câncer especificamente, o grande diferencial é a cura da paciente sem a necessidade de cirurgia de remoção da mama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde e quando fazer o exame de mama?
Voltando-se para a realidade da saúde pública no Brasil, percebemos que aparentemente esta campanha estaria "fora da casinha" ao recomendar que as mulheres façam o exame, já que atualmente no Brasil é difícil conseguir até uma consulta simples no posto de saúde.
Mas a ideia não é realmente levar todas as mulheres agora, no mês de outubro, as clínicas especializadas para realizar exames, o objetivo principal é despertar toda a sociedade para o perigo desta doença e a importância de um diagnóstico precoce, isto porque, no passado muitas mulheres ao perceberem algo anormal em seus seios, não despertavam o interesse em procurar um médico e quando procuravam já era tarde.
A campanha visa incentivar as mulheres a conhecerem seu próprio corpo e realizarem o autoexame, e ao menor sinal de anormalidade, procurar um médico e solicitar encaminhamento para realizar outros exames.
A campanha tem o objetivo também de orientar as mulheres acima de 40 anos, principalmente aquelas que estão em fatores de risco, a realizarem a mamografia a cada dois anos.
Veja quais são os principais fatores de risco:
Quem deve fazer o exame de mama?
Todas as mulheres a partir da adolescência podem fazer o autoexame e o Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia de rastreamento, mesmo quando não há sinais ou sintomas, em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.
Aprenda a fazer o autoexame:
Claro que teríamos muito mais a discutir sobre este assunto, mas fica a dica: Mulher, faça o autoexame, se tiver oportunidade agende uma mamografia e siga as orientações de prevenção. Para maiores informações sobre este assunto CLIQUE AQUI, você será direcionada para o portal do INCA (Instituto Nacional de Câncer), neste portal estão todas as informações bem distribuídas facilitando a navegação no site e numa linguagem simples, de fácil compreensão.